Dicas


Utilização e conservação de seu toner

Retire o toner da caixa e do plástico.

Antes de colocar o cartucho na impressora certifique-se de remover os lacres de segurança (fita adesiva).

Antes de instalar o toner na impressora,

segure-o pelas extremidades e gire lentamente por duas ou três vezes, de modo que o pó de toner se espalhe pelo cartucho, preparando-o para a impressão

Não toque ou tente limpar o cilindro de seu toner.

É neste cilindro que se forma a imagem.

Caso não utilize um toner já aberto,

coloque-o em um saco plástico preto na posição horizontal (nunca na posição vertical ou inclinada). Na falta de saco plástico embrulhe-o com papel, de modo a proteger o cilindro e evitar a umidade que danifica o pó de toner. Ao voltar a utilizá-lo, faça o procedimento descrito em 2 acima.

Quando ocorrer atolamento de papel,

desligue a impressora, retire o cartucho e só depois retire as folhas de papel. Muito cuidado ao puxar o papel, se possível retirando-o no sentido de saída da impressora, pois ele pode “enroscar” ao ser puxado e provocar danos no mecanismo interno da impressora.

Use papel correto para impressão laser

(preferência 75gr), evitando desgaste da impressora e do cartucho de toner;

Se perceber algum tipo de sombra ou mancha

não insista na impressão, envie o cartucho imediatamente para análise.

Evite quedas e

movimentos bruscos do toner.


Utilização e conservação de sua impressora laser

Sempre verifique o manual de instalação do equipamento,

é imprescindível para que se consiga seu melhor aproveitamento e longevidade de seu equipamento. É importante que antes de ligar sua impressora, certifique-se de que a voltagem utilizada pela impressora é compatível com a rede elétrica local. Se possível, utilize um estabilizador de voltagem.

Com a impressora desligada, abra a tampa.

Antes de substituir o toner usado, limpe a impressora com um pano seco e, se possível, aspire com cuidado o seu interior, para retirada de impurezas e possíveis objetos que possam ter caído, como clips, grampos etc. Portanto, evite utilizar objetos como grampeador, clips, lapiseira, borracha próximos à impressora. Eles podem ser puxados junto com o papel para dentro da impressora.

Desligue a impressora na retirada ou instalação de toner.

Alguns cartuchos de toner possuem chip que podem queimar se o cartucho for retirado com a impressora ligada.

Não puxe a folha de papel enroscada na impressora

para não danificar o cartucho ou o mecanismo da impressora. Quando houver o atolamento, desligue a impressora e retire o cartucho e só então, puxe os papéis, de preferência no sentido de saída do papel. Se não conseguir retirá-lo, envie sua impressora a uma assistência técnica para que isto seja feito por pessoal habilitado.

Instale a impressora laser em superfície sólida, limpa e nivelada

para que não sofra queda e que possibilite a utilização do pó de maneira igual. Não exponha a impressora à altas temperaturas ou luz do sol direta. Proteja a impressora de choques, impactos e vibrações. Se for transportá-la retire o cartucho de toner instalado.

Antes de colocar os papéis na bandeja da impressora,

sopre entre as folhas para que elas desgrudem umas das outras. Isso evita que várias folhas sejam puxadas juntas na impressora. Sempre respeite a capacidade da bandeja de papel. O excesso de papel pode fazer também que a impressora pegue mais de uma folha por vez.

Evite deixar objetos,

livros ou frascos em estantes sobre o local da impressora.

Prefira desligar a impressora apenas uma vez ao dia,

em vez de todas as vezes que for se desconectar do computador. Se for necessário, desligue no botão próprio liga/desliga da impressora. Não desligue diretamente na tomada, para não danificar a entrada da energia.

Ao imprimir etiquetas em sua impressora laser,

verifique se elas suportam altas temperaturas. Etiquetas que não suportam altas temperaturas podem se soltar durante a impressão, causando o atolamento do papel.


Utilização e conservação de seu cartucho de tinta

Quando quiser, é possível usar o modo econômico.

Se o documento for de uso pessoal, é válido imprimi-lo desta forma. Para um texto de melhor qualidade use o modo “normal”.

Com a impressora desligada, abra a tampa.

Antes de substituir o cartucho usado, verifique se há impurezas e possíveis objetos que possam ter caído, como clips, grampos etc.

Somente retire o cartucho da embalagem quando realmente for utilizá-lo.

Assim estará conservando o produto. Não agite o cartucho e evite quedas. Após instalar o cartucho na impressora, só o retire quando aparecer o sinal de término do cartucho. A impressora protege a cabeça de impressão do cartucho, evitando seu ressecamento.

Armazene o cartucho em local fresco,

evitando a luz solar, calor e umidade excessiva. Mantenha o cartucho em sua embalagem e fora do alcance de crianças.

Não ponha os dedos na parte de cobre (contatos elétricos) dos cartuchos.

Não sacuda nem deixe o cartucho cair para evitar danos elétricos ou em sua estrutura.

Só remova o cartucho de impressão da impressora, se

for para substituição. Se ficar exposto por um longo tempo, poderá não imprimir corretamente, devido ao ressecamento da cabeça e a fragilização do circuito.

Nunca coloque

fita adesiva na cabeça de impressão.


Utilização e conservação de sua impressora de tinta

Sempre verifique o manual de instalação do equipamento,

é imprescindível para que se tenha melhor aproveitamento e longevidade. Antes de ligar o equipamento, certifique-se de que a voltagem utilizada pela impressora é compatível com a rede elétrica local. Se possível, utilize um estabilizador de voltagem.

Mantenha de preferência sua impressora ligada durante o horário de trabalho.

Esta dica é para quem a usa no dia a dia. Sempre que ela for religada, haverá gasto de tinta devido a operação de limpeza da cabeça de impressão e verificação suas reservas. Desta forma, vale mais a pena deixá-la sempre ligada, quando for o caso de se fazer várias impressões ao longo do dia.

Não vire a impressora a jato de tinta de lado ou de 'cabeça para baixo',

pois em seu interior há um reservatório de tinta não utilizada, proveniente da limpeza da cabeça de impressão. Esta tinta pode vazar e danificar sua impressora, independentemente do tipo de cartucho que esteja sendo utilizado.

Se a impressora estiver fora de uso há muito tempo

ou seu cartucho estiver sem tinta, a cópia apresentará riscos brancos no meio da impressão. Por outro lado, borrões pretos que aparecem na horizontal da impressão, são ocasionados por sujeira do carro de impressão. Nesse caso, recomenda-se levar para revisão.

Após instalar o cartucho na impressora,

faça o alinhamento e a limpeza da cabeça de impressão, conforme orientação no manual de sua impressora. Coloque na bandeja apenas a quantidade de papel necessária para a impressão desejada e mantenha o restante no pacote de papel específico da impressora.

Evite desligar a impressora enquanto ela estiver imprimindo,

pois a cabeça de impressão pode ser danificada. Caso necessite realmente interromper a impressão, use o comando do painel ou pelo software da impressora.

Após o uso, coloque uma capa para manter a impressora protegida

de poeira, principalmente em ambientes agressivos que tenham a presença de poeira, fumaça ou outros agentes.

Quando a impressora der aviso de pouca tinta,

evite insistir na impressão principalmente nos cartuchos de tinta tricolor, pois pode queimar o circuito.

Algumas impressoras não funcionam com alguns cartuchos genéricos,

se isto ocorrer, substitua o cartucho por um original ou por outro cartucho adequado.